Seguro de vida IAD e ITP no crédito habitação – descubra as diferenças

Seguro de vida IAD e ITP
Diferença entre seguro de vida IAD e ITP

Seguro de vida IAD e ITP (Invalidez Absoluta e Definitiva) e (Invalidez Total e Permanente), qual a diferença entre eles e qual deve escolher. Se pedir um crédito à habitação vai ter que escolher um deles, é obrigatório a sua contratação. Pode ser o seguro que o banco “obriga” a contratar ou de uma seguradora. Muitos dos bancos “obrigam” a contratar o seguro que o banco disponibiliza, em troco de um Spread mais apelativo.

Diferença entre seguro de vida IAD e ITP

Em caso de morte, quer o seguro seja IAD ou ITP, a cobertura está pré-definida no seguro de vida. O que vai distinguir os dois tipos de seguros são outras coberturas.

Seguro de vida IAD (Invalidez Absoluta e Definitiva)

O seguro IAD poderá ser acionado pelo segurado em caso de acidente ou de doença dos quais resultem uma total incapacidade de o consumidor exercer uma atividade remunerada.

O seguro IAD pressupõe que a pessoa incapacitada precisa de uma terceira pessoa para cuidar das suas necessidades básicas (entenda-se comer, vestir-se, locomover-se, realizar a sua higiene pessoal) – estamos, portanto, a falar de um grau de incapacidade que poderá estar acima de 80%.

Neste caso, para que consiga ter direito à indemnização da seguradora é necessário que o seguro esteja em “estado vegetativo”.

A cobertura associada ao IAD é a que normalmente é exigida obrigatoriamente pelos bancos, a mais barata.

Seguro de vida ITP (Invalidez Total e Permanente)

Por sua vez, o seguro de vida ITP pode ser accionado a partir de um grau de invalidez de 60% (note que este valor pode oscilar consoante a seguradora), significando que a pessoa sofreu um acidente ou uma doença que a incapacita de exercer uma profissão ou atividade lucrativa, mas não se encontra totalmente inválida, não dependendo de terceiros.

Por exemplo: uma pessoa que, no decorrer de um acidente de trabalho, perca um membro que seja essencial ao desempenho do seu trabalho, pode accionar o seguro e a sua casa fica paga.

As diferenças acima assinaladas permitem concluir que o seguro de vida ITP é mais abrangente do que o seguro de vida IAD, pois obriga a um grau de incapacidade menor para poder ser accionado.

Quando chegar a altura de contratar o seguro de vida para o seu crédito habitação, a maior parte dos bancos irá apresentar-lhe a opção de cobertura de Morte e IAD – Invalidez Absoluta e Definitiva. Peça para ver as coberturas desta solução e solicite que lhe apresentem também a ITP – Invalidez Total e Permanente.

Qual seguro de vida escolher?

Existe diferenças entre o seguro de vida IAD e ITP, o mais vantajoso é o ITP, mas também mais caro. Escolha o seguro de vida ITP, fica mais protegido. Os seguros de vida também são mais baratos para pessoas mais jovens, pois apresentam menos riscos.

Com o seguro de vida IAD e uma doença grave como cancro, pode até não conseguir accionar o seguro, basta que se mantenha autónomo e não dependa da assistência de terceiros.

Mesmo uma ocorrência que deixe o segurado numa cadeira de rodas pode não ser suficiente para que o seguro lhe pague a casa. Pelo contrário, o ITP cobre esta situação.

Deixe uma resposta