Renovação do cartão de cidadão online

Renovação do cartão de cidadão online já é possível. Pode renovar ou cancelar o seu cartão de cidadão na internet.

Renovação do cartão de cidadão onlineRenovação do cartão de cidadão online

Desde o dia 4 de Dezembro que passou a ser possível  a renovação do cartão de cidadão online. Pode aceder ao Portal do Cidadão e fazer a renovação, o serviço vai reaproveitar os dados anteriormente fornecidos, simplificando o procedimento. Vai ser também possível a renovação do cartão de cidadão através do Portal das Finanças.

A partir de Maio de 2018, os serviços, passam a guardar o PUK (código de desbloqueio que permite recuperar o PIN), e depois, em caso de necessidade, o possam entregar ao cidadão, que assim vai receber uma segunda via do PIN sem necessidade de pedir um novo cartão.

Hoje em dia, se perder o PIN do seu cartão de cidadão, terá obrigatoriamente de pedir um novo. Com esta nova funcionalidade o cidadão vai poupar muitos euros e idas ao IRN (Instituto dos Registos e do Notariado).

Pedido do cartão de cidadão para crianças

É necessário o pedido do cartão de cidadão para crianças após 20 dias do registo de nascimento. Ao sair da maternidade o seu filho já deve ter o cartão de cidadão.

Cidadão maiores de 70 anos

Os cidadão maiores de 70 anos com comprovada mobilidade reduzida, se pedirem um novo cartão de cidadão, os serviços emissores do cartão vão deslocar-se gratuitamente a sua casa.

Assinatura electrónica

A assinatura electrónica vai passar a poder ter associados os atributos profissionais do Cidadão. “Será possível assinar na qualidade, por exemplo de gerente ou administrador, legitimando a prática de actos, como a realização de alguns contratos em nome da sociedade”, segundo informa o Ministério da Justiça.

A renovação do cartão de cidadão online, será assim, muito mais fácil e mais económica para qualquer cidadão Português.

Veja também:

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]