Tenho de pagar IUC com o carro parado?

Muitos leitores já fizeram esta pergunta a si próprios: Tenho de pagar IUC com o carro parado? nós vamos dar-lhe a resposta que tanto anseia.

A resposta é SIM. Tem de pagar o imposto único de circulação mesmo com o carro parado. Certamente que muitos dos leitores, ou quase todos, não concordam com esta medida. Se não andam com a sua viatura porque devem pagar o IUC?

Porque tenho de pagar IUC com o carro parado?

A resposta é simples, o imposto único de circulação (IUC) é um imposto anual que incide sobre a propriedade e não sobre a circulação, sendo o mesmo pago até o veículo ser abatido.

Este imposto é atualizado em Janeiro de cada ano civil. O pagamento é feito no mês da matrícula do veículo ou no mês anterior. O pagamento do IUC de um carro novo ou importado deve ser feito até 90 dias após a data da matrícula portuguesa. É o imposto que substitui o antigo “selo do carro” e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez (em novo ou como importado usado) e que, no caso dos novos, já está incluído no preço de venda.

Tenho de pagar IUC com o carro parado

Agora que já sei que tenho de pagar IUC com o carro parado fico também a saber que devo efetuar o pagamento no mês da matrícula do carro, mas também é possível fazê-lo no mês anterior.

O que conta para calcular o pagamento do IUC é a data da matrícula em Portugal e não a data da primeira, ou subsequentes, vendas do automóvel. O primeiro pagamento do IUC quando compra um carro novo ou importa um usado deve ser feito até 90 dias após a data da matrícula portuguesa. Nos veículos com matrícula a partir de 1 Julho 2007 deve somar o valor obtido a partir da cilindrada com o valor obtido a partir das emissões de CO2, valores que pode obter no Documento Único Automóvel.

Para saber quanto vai pagar pelo IUC pode consultar o simulador de IUC.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]