Quais as despesas que entram no IRS em 2015?

Quais as despesas que entram no IRS

Neste artigo pode ficar a saber quais as despesas que entram no IRS. Para o ano de 2015 existem grandes diferenças a salientar. Na prática, os consumidores vão poder deduzir uma percentagem de todas as despesas que efetuam até a um determinado limite. Saiba então a lista das principais categorias aceites pelo Fisco para abater no IRS:

Quais as despesas que entram no IRS

  • Despesas gerais familiares: Aqui cabem todas as despesas de uma família, como por exemplo: água, luz, gás,vestuário, calçado, compras de supermercado, combustíveis, reparações em casa, etc. São aceites 35% destas despesas até a um limite de 250 euros por sujeito passivo (500 euros por casal).
  • Saúde: São dedutíveis 15% das despesas até a um limite global de 1.000 euros.
  • Lares: São aceites 25% destes encargos até a um valor de 403 euros.
  • Educação: São aceites 30% destes encargos até a um limite de 800 euros.
  • Beneficio fiscal de 15% do IVA: À semelhança do ano passado, os contribuintes vão poder continuar a abater no seu IRS 15% do IVA pago em despesas relacionadas com quatro setores: cabeleireiros, serviços de reparação de automóveis e motociclos, restaurantes e hotéis. O benefício máximo é de 250 euros por agregado familiar.
  • Pensões de alimentos: Quem paga pensões de alimentos poderá deduzir 20% da pensão, sem qualquer limite. Sendo que esta categoria de despesas não aparece no e-fatura.
  • Habitação: É possível deduzir até a um valor de 502 euros no caso dos contribuintes que vivem numa casa arrendada. Já no caso das famílias com crédito à habitação pode deduzir-se os juros até a um limite de 296 euros.

Agora que sabe quais as despesas que entram no IRS em 2015 saiba o que tem de fazer para usufruir destes benefícios.

Os contribuintes apenas terão de pedir fatura com número de contribuinte no momento em que efetuam o pagamento de uma compra ou de um serviço. A partir daí, as empresas são obrigadas a comunicar eletronicamente junto da administração fiscal os elementos das faturas.

Posteriormente a administração fiscal irá imputar essas despesas na página pessoal de cada contribuinte no e-fatura, dividindo-as por várias categorias. Importante: Se quando pedir fatura se esquecer de dar o número de contribuinte, essa fatura não será contabilizada para o cálculo das deduções a que terá direito.

Esperamos que tenha ficado esclarecido sobre quais as despesas que entram no IRS em 2015.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]