Onde pedir comprovativo de domicílio fiscal?

onde pedir comprovativo de domicílio fiscalNeste artigo vai ficar a saber onde pedir comprovativo de domicílio fiscal. Em alguns locais o comprovativo de morada pode demorar alguns dias, noutros, é na hora.

comprovativo de morada fiscal ou comprovativo de domicílio fiscal ou ainda comprovativo de residência fiscal é um documento que indica que determinado contribuinte, numa determinada data, se encontra nessa morada fiscal.

Onde pedir comprovativo de domicílio fiscal?

Pode pedir o comprovativo de domicílio fiscal em:

  • No Portal das Finanças – carregue em “Serviços Tributários” e siga este caminho que lhe indicamos: Serviços Tributários > Cidadãos > Obter > Certidões > Efectuar Pedido

comprovativo de morada fiscal

comprovativo de domicílio fiscal

Agora já sabe onde pedir comprovativo de domicílio fiscal e onde obtê-lo. Esta certidão serve para comprovar a sua morada fiscal e não apresenta qualquer custo.

  • Pode pedir na Loja do Cidadão – Se se deparar com alguma entidade que não aceite a certidão tirada no Portal das Finanças, dirija-se a uma das Lojas do Cidadão espalhadas pelo País e obtenha um comprovativo que já será aceite. Deve levar consigo todos os documentos e pagar cerca de 5,60€.
  • Junta de Freguesia – Um outro local onde pedir comprovativo de domicílio fiscal é a Junta de Freguesia, aqui terá também que pagar, o comprovativo de domicílio fiscal terá que ser levantado num outro dia, normalmente dois dias.

Quando é exigido o comprovativo de morada fiscal?

São várias as situações em que este documento é exigido: na mudança de morada, atualização de contratos com instituições financeiras, matrícula de alunos etc.

4 comentários sobre “Onde pedir comprovativo de domicílio fiscal?

  1. Affonso Barros da Cunha

    Boa tarde. Sou brasileiro com visto de residência para Portugal. Quando lá chegar, imediatamente providenciarei o meu NIF. Ainda não terei nenhum comprovativo de residência. Um documento do Brasil serviria para tal propósito? Em caso positivo, seria necessário algo como uma conta de luz, por exemplo, ou serviria uma correspondência recebida de um banco (como extrato de conta)? Obrigado!

  2. Joao

    Ola. Eu trabalho na Alemanha e por trabalhar no aeroporto me pedem comprovativo de onde morei nos ultimos 5 anos e registo criminal. Eu morei em Portugal. Como posso conseguir isso se estou na Alemanha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *