Franquia do seguro de saúde – o que é?

Quem está isento de taxas moderadoras em 2015

A franquia do seguro de saúde é um aspeto muito importante. Antes de contratar um seguro de saúde deve prestar sempre atenção à franquia que lhe é proposta.

O seguro de saúde cobre riscos relacionados com cuidados de saúde, de acordo com o que foi previamente acordado nos termos do contrato. Entre os diferentes pontos de um contrato de seguro aos quais o tomador do seguro de saúde deve estar atento, está a franquia.

O que é a franquia do seguro?

A franquia do seguro de saúde corresponde à parte do risco (expressa em valor, dias ou em percentagem) que, em caso de sinistro, fica a cargo da pessoa segura.

Em grande parte dos seguros de saúde são aplicadas franquias por ato médico, mas alguns incluem apenas uma franquia anual para todas as despesas. Assim, enquanto um seguro de saúde pode cobrar 200€ de franquia em caso de internamento (ato médico), outro seguro pode cobrar 100€ por ano, podendo a pessoa ser internada quantas vezes por ano forem necessárias. É desta forma que a franquia pode fazer a diferença na hora de decidir entre um seguro de saúde e outro.

Franquia e copagamento

Num seguro de saúde, a franquia e o copagamento são termos que muitas vezes se equivalem.

Copagamento

Por copagamento entende-se a quantia a pagar, a cargo do segurado, mas que é comparticipada de um valor total pela seguradora. A diferença para a franquia, é que diz respeito a tratamentos dentro da rede de cuidados da seguradora.

Franquia

Do mesmo modo que o copagamento, a franquia é o valor a pagar pelo segurado, mas quando o cliente recorre a serviços fora da rede de prestadores de cuidados da seguradora, entrando na modalidade de reembolso. O tomador do seguro deve depois de fazer pagamento pedir o reembolso da despesa junto da sua seguradora (por envio da fatura/recibo de pagamento), que o reembolsará de acordo com a percentagem pré-estabelecida em contrato.

Comparticipação

Este é já o valor a pagar pela seguradora, quer dentro, quer fora da sua rede de serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]