Faça o seu orçamento e poupe nas despesas

Se tem tendência para ver o seu dinheiro a desaparecer todos os meses e não sabe exactamente como isso acontece, fazer um orçamento pode resolver esse problema.

orçamentoO orçamento pode inclusivamente ajudá-lo a conseguir poupar mais dinheiro, que pode investir em si ou no seu futuro. Este plano do  Mundo em alerta ajudá-lo-á a obter uma imagem clara das suas finanças mensais. Funcionará também como ponto de partida para o seu orçamento. Para completá-lo, siga os passos descritos abaixo.

Faça um orçamento para controlar melhor os gastos

1. Por onde começar?
Quando gere o seu dinheiro, seja uma mesada ou um salário milionário, sabe distinguir as suas necessidades dos seus desejos? Comece por avaliar a sua situação financeira. Depois, faça duas listas – uma para as necessidades e uma para as coisas que quer.

2. Defina o que quer da vida
Deve ser difícil encontrar famílias com orçamentos iguais. Todos gerimos o nosso dinheiro de maneira diferente, em função das necessidades e desejos de cada um. Mas há indicações genéricas quanto à percentagem que cada família deve gastar. Os ajustes são feitos por si, se quer beber um café por dia ou fazer uma viagem no final do ano, tem de reservar dinheiro para isso, diminuindo o que gasta noutra área da sua vida, é gerir o orçamento.

3. Quanto dinheiro recebe?
Para fazer um orçamento tem de saber quanto dinheiro recebe mensalmente. Inclua todas as eventuais fontes de renda que tiver, como o seu salário, juros que possa receber, actividade intelectual ou pensões.

4. Calcule as despesas
Há despesas, como a luz, telefone ou água, que podem variar todos os meses, por isso tem de saber em média quanto é que gasta e manter as despesas em baixo, afinal está a gerir o seu orçamento. Já que está a pensar nisso, motive todos os membros da família para a poupança na utilização de serviços (fechar a torneira e reparar as fugas de água, apagar as luzes, poupar).

5. Habitue-se a manter o controlo
A partir do momento em que tiver o seu orçamento preenchido, habitue-se a manter registos das suas
receitas e despesas. Assim percebe a diferença entre o seu orçamento e o dinheiro que gasta realmente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]