Entregar o IRS pela internet tem vantagens

Entregar o IRS pela Internet

É uma prática cada mais comum entre os portugueses entregar o IRS pela Internet. As vantagens de o fazer são variadas e vêm conquistando cada vez mais contribuintes. A principal razão é a possibilidade de reembolso antecipado, mas esta não é a única vantagem da entrega e preenchimento do IRS via internet.

6 vantagens de entregar o IRS pela Internet

Prazo de entrega do IRS

Em todas as categorias de rendimentos o prazo de entrega de IRS online é posterior ao da entrega em papel. Este facto pode ser vantajoso para ter mais tempo de organização das faturas, por exemplo. Conheça os prazos de entrega de IRS por papel e online:
Entregas IRS por papel
  • 1ª Fase: De 1 a 31 de Março, para rendimentos referentes às categorias A e H;
  • 2ª Fase: De 1 a 30 de Abril, para todos os restantes rendimentos.
Entrega IRS pela Internet
  • 1ª Fase: De 1 a 30 de Abril, para rendimentos referentes às categorias A e H;
  • 2ª Fase: De 1 de maio a 31 de Maio, para todos os restantes rendimentos.

Pré-preenchimento

Ao entregar o IRS pela Internet  já encontra parte da declaração pré-preenchida pelas Finanças, com os dados remetidos pela entidade empregadora. Informação como a sua remuneração, descontos para a Segurança Social e retenção na fonte estão preenchidos, poupando-lhe trabalho no preenchimento da declaração. Além disso, diminui os riscos de enganos. Só tem de conferir os dados já preenchidos.

Permite a simulação

Ao optar por entregar o IRS pela internet poderá fazer uma simulação e ficar a saber, antecipadamente, se tem de receber ou pagar imposto e qual o seu respetivo valor.

Maior comodidade

Entregar o IRS pela internet é, obviamente, mais cómodo. Isto porque não tem que se deslocar fisicamente a uma repartição das Finanças, correndo riscos (grandes, diga-se) de esperar horas para que chegue a sua vez. Além disso, pode ser você a escolher o horário do dia que quer efetuar o preenchimento e pode, até, fazê-lo offline e enviar mais tarde online.

Recebe ajuda e dicas

Durante o processo de preenchimento da declaração de IRS através da internet terá ajuda, com dicas disponibilizadas pelas Finanças, evitando cometer erros e consequente pagamento de multas. Além disso, se estiver a enviar uma declaração incompleta ou com erros os mesmos são identificados e sinalizados, podendo corrigir antes do envio final ou enviar depois uma nova declaração, já retificada.

Reembolso antecipado

Esta é a maior vantagem dos que optam por entregar o IRS pela internet. Quem entrega via internet recebe o reembolso, se for o caso, mais rapidamente quando comparado com a entrega em papel. É a própria Autoridade Tributária e Aduaneira – AT quem habitualmente garante esse procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]