Consequências da carta de condução por pontos

Consequências da carta de condução por pontosNeste artigo vamos alertar para as consequências da carta de condução por pontos. O sistema de carta por pontos entra em vigor com um objetivo: que os condutores tenham uma maior perceção das consequências das infrações de trânsito. À medida que se cometem contraordenações, os condutores vão perdendo pontos. Se ficar com zero pontos, será impedido de conduzir.
A cada infração corresponde um determinado número de pontos “perdidos”. Três ou mais anos sem infrações registadas pemite “ganhar” Pontos

Consequências da carta de condução por pontos

  • Menos de 5 pontos

Ação de formação
Quando um condutor tiver apenas 5 ou menos pontos, tem de frequentar uma ação de formação de segurança rodoviária a suportar pelo próprio condutor. A falta não justificada à ação de formação de segurança rodoviária tem como efeito a cassação do título de condução do condutor.

  • Menos de 3 pontos

Prova teórica
Quando tiver apenas 3 ou menos pontos o condutor tem de efetuar uma prova teórica do exame de condução. A falta não justificada à prova teórica do exame de condução, bem como a sua reprovação tem como efeito necessário a cassação do título de condução do condutor.

  • 0 pontos

Cassação da Carta
Quando se der a perda de todos os pontos, a carta de condução é cassada. Só volta a poder tirar a carta dois anos depois.

Todos os automobilistas iniciam a Carta por Pontos com 12 pontos, independentemente das infrações anteriores.
Pode ir ganhando pontos (3 pontos) se não tiver infrações durante 3 anos, no caso de condutores não profissionais e ganhar (3 pontos) em 2 anos no caso de condutores profissionais. O número máximo de pontos que pode acumular são 15 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]