Como poupar dinheiro – dicas para poupar

Como poupar dinheiro?Quer saber como poupar dinheiro? É simples. Gaste menos do que você ganha. Por mais óbvio que isso possa parecer, existem muitas pessoas que não conseguem poupar dinheiro no final do mês. Aprenda a gerir o seu orçamento familiar.

Como poupar dinheiro?

Poupar é acumular dinheiro no presente para poder utilizá-lo no futuro, isto geralmente envolve mudanças de hábitos, pois requer uma redução nos gastos.

Para poder poupar dinheiro deve fazer uma avaliação objectiva das despesas e fazer cortes nos gastos supérfluos, afim de economizar durante o tempo necessário até que sejam alcançados os objectivos que levaram à poupança.

Em tempos de crise a necessidade aumenta, deve estar preparado e saber como poupar dinheiro. Faça um orçamento mensal dos gastos e compare com os seus ganhos do mês para saber o montante que pode colocar de parte numa conta poupança e assim gerir melhor o seu dinheiro.

Dicas de como poupar dinheiro

Faça um orçamento mensal. Anote os gastos num papel, de forma a evitar gastos supérfluos. Anote os gastos de todos os elementos da família, de forma a poder ajustar o orçamento caso necessário e ter noção dos gastos que podem ser reduzidos ou mesmo eliminados.

Se sobrar dinheiro coloque numa conta poupança, por pouco que seja, grão a grão vai amealhando para garantir um futuro melhor e até mesmo fazer face a despesas imprevistas.

Deve fazer uma poupança regular, independentemente de quanto pode poupar. O importante é ter regras bem definidas e ter a poupança sempre presente. É importante poupar de forma regular para poder garantir a segurança financeira.

Poupança diária

  • Poupe em gastos domésticos, a poupança começa dentro de casa. Poupe no gás, luz e água. Pode poupar no gás tendo atenção ao tempo dos banhos, tome duche em vez de banho de imersão, poupa no gás e na água. Ao cozinhar faça um pouco mais de comida e conserve para a próxima refeição, evita cozinhar duas vezes e poupa no consumo do gás. Na electricidade opte por lâmpadas económicas, a tecnologia led é a melhor, substitua as suas lâmpadas por lâmpadas led de baixo consumo. Tome o pequeno almoço em casa, reduza no tabaco e no café;
  • Compras – Opte por produtos de marca branca e pague com dinheiro. Assim, tem noção de quanto está a gastar;
  • Substitua o carro por transportes públicos;
  • Crédito habitação – Quando pedir um crédito faça simulação em vários bancos e compare, para poder ter o financiamento mais vantajoso. Tenha atenção que o spred oferecido pode variar de banco para banco. Dê uma entrada elevada de dinheiro, quanto mais alto for o montante inicial menor será a prestação e os encargos com o crédito.
  • Tenha atenção aos créditos que tem, os encargos com todos os créditos não devem ultrapassar os 33% do seu orçamento mensal;
  • Ao pedir financiamento ao banco compare as várias taxas de juro oferecidas. O mais indicado é comparar a TAEG (taxa anual efectiva global);
  • Tenha uma poupança para fazer frente aos imprevistos;
  • Quando receber o seu ordenado coloque logo de parte um montante para a poupança, tente poupar 10% do seu orçamento familiar.
  • Rentabilize o seu dinheiro através de fundos de investimento;
  • Alargue o prazo de pagamento do empréstimo ou peça um período de carência ao banco. O período de carência num empréstimo constitui-se como uma alternativa disponível ao reembolso antecipado num crédito habitação, que permite jogar com o tempo e com as quantias disponíveis;
  • Se estiver a passar por sobreendividamento juntos todos os empréstimos num único para baixar os encargos mensais;
  • Entregue o IRS pela internet, o reembolso e mais cedo do que os contribuintes que fizerem a entrega em papel;
  • Faça uma simulação do seguro automóvel e saiba como poupar dinheiro, faça uma suimulação para saber se não está a pagar mais pelo seguro automóvel;

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]