Como ler os rótulos dos produtos?

Como ler os rótulos dos produtos?Se pretende fazer uma alimentação saudável deve saber como ler os rótulos dos produtos. Se o seu objetivo é uma alimentação saudável ou a perda de peso preste muita atenção aos rótulos dos alimentos, porque muitos produtos que se encontram à venda nas prateleiras dos supermercados não são bem aquilo que aparentam.

Como ler os rótulos dos produtos?

Se não sabe como ler os rótulos dos produtos alimentares está prestes a aprender. Preste atenção à informação nutricional para evitar ser enganado! Costuma ler a rotulagem dos alimentos? Sabe que é importante fazê-lo?

Se não tem o hábito de prestar atenção sobre a informação nutricional dos alimentos, prepare-se para começar a fazê-lo. Se pensa que apenas basta ver a validade ou a quantidade de calorias de um determinado produto, está enganado. A verdade é que nem tudo o que parece é, e por esta razão é fundamental aprender a interpretar e saber como ler os rótulos dos produtos.

Ao interpretar corretamente os dados que constam nos rótulos dos alimentos garante uma alimentação mais saudável, evita os excessos de peso e problemas para a sua saúde.

Como ler corretamente os rótulos dos alimentos?

Quantas vezes já se deparou com produtos de supermercado cujos rótulos prometem alimentos com “0% de gordura”, “ricos em fibra”, “pobre em açucares” etc.? Certamente muitas vezes. Muitas destas indicações, servem muitas vezes, para desviar a atenção da presença de componentes pouco desejáveis.

Para evitar ser “enganado” sobre estas “técnicas de marketing” há que aprender e interpretar corretamente a informação nutricional presente nos rótulos dos alimentos. Em Portugal, existem elementos que são obrigados a constar do rótulo, tais como:

  1. Nome do produto que está a ser vendido – queijo, pão, manteiga, ketchup, etc.; e procedimento pelo qual tenha passado – fumado, pasteurizado, congelado, etc.;
  2. Devem constar a lista de ingredientes por ordem decrescente de quantidades;
  3. A informação nutricional – proteínas, hidratos de carbono, lípidos, fibra, etc.;
  4. O prazo de validade – deve constar “consumir até” para produtos de fácil deterioração, devendo ter a indicação do dia e mês do vencimento da validade; ou “consumir de preferência antes de”, no caso de alimentos com maior duração;
  5. Quantidade líquida da embalagem;
  6. Lote do produto;
  7. Dados da empresa que lançou o produto no mercado.

Quando for às compras dispense algum tempo a analisar os rótulos dos produtos, deixa-mos aqui algumas dicas para uma escolha dos melhores alimentos:

  • Opte por alimentos sem gorduras e açúcar, dê preferência aos que não ultrapassem 12,5g por 100g de produto;
  • O açúcar nos rótulos dos alimentos também pode ser chamado de: dextrose, frutose, xarope de glicose e sacarose. Nas gorduras, podem ser chamadas de, óleo de palma, óleo de girassol, óleo soja, gordura vegetal, entre outros;
  • Na tabela da informação nutricional, as gorduras, podem passar despercebidas. Elas são chamadas de lípidos, podendo ser monoinsaturadas, polinsaturadas e saturadas.
  • Deve procurar por produtos de baixo teor de lípidos, evite gorduras saturadas e hidrogenadas. Prefira as gorduras boas, polinsaturadas e monoinsaturadas. Prefira alimentos que não ultrapassem as 20g de gordura por 100g de produto;
  • Preste atenção se é alérgico a algum tipo de alimento;
  • Verifique o prazo de validade;
  • Opte por alimentos com o menor número de ingredientes “E” seguidos de três algarismos. Tratam-se de aditivos e quanto menos melhor;
  • Escolha alimentos ricos em fibra, no mínimo 6g por 100g de produto;
  • Escolha produtos com baixo teor de sódio e sal, pode consumir até 5g/dia (1 colher chá), segundo a Organização Mundial de Saúde;
  • Opte por produtos com baixo teor de calorias;
  • Quando compara produtos, alise sempre o valor por 100g;
  • Alimentos quanto menos transformados e aditivados, melhor.

Agora que sabe como ler os rótulos dos produtos, dedique algum tempo a analisar a informação, assim tem a certeza que escolhe os melhores produtos, e não se vai deixar enganar pelas informações comerciais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]