Como desalfandegar uma encomenda vinda da china?

Como desalfandegar uma encomenda vinda da china?Nos dias de hoje é muito comum fazerem-se compras online, em países fora da zona Euro, nomeadamente da China, mas o grande problema é a Alfandega. Quando uma encomenda fica retida na Alfandega muitas pessoas não sabem como desalfandegar uma encomenda vinda da China.

Como desalfandegar uma encomenda vinda da china?

O processo para desalfandegar uma encomenda é relativamente simples. Depois de receber em sua casa o aviso de desalfandegamento (imagem abaixo), a Alfândega vai solicitar os documentos necessários para libertar a encomenda.

Aviso de desalfandegamento

Como pode ver no aviso de desalfandegamento, os serviços aduaneiros informam que “O Objecto Postal acima identificado foi sujeito a controlo aduaneiro”. A Alfândega assinala com um X os documentos necessários para o desalfandegamento.

No verso do aviso de desalfandegamento tem números de 1 a 15. Esses números representam os documentos que deve enviar à Alfandega. São documentos como: NIF, fatura comercial, certificado fitossanitário, licença de exportação, documento único, etc.

No caso acima, a Alfandega, assiná-la os documentos 1 e 4, documentos necessários ao desalfandegamento. Esse documentos correspondem ao Número de cartão de contribuinte e a factura comercial ou documento comprovativo de pagamento. Deve descrever detalhadamente a mercadoria e o valor pago incluindo os portes de envio (transacção via Internet entre particulares ou Empresas e Particulares).

Estes, são normalmente, os documentos solicitados pela Alfandega. No passo seguinte vamos explicar como desalfandegar uma encomenda vinda da china.

Desalfandegar uma encomenda vinda da China

Para desalfandegar uma encomenda vinda da China faça o seguinte:

  • Abra o seu cliente de email;
  • No campo “Assunto” do email coloque o Nº Local 123456 e o Nº Origem RD12345678CN que vem no Aviso de desalfandegamento;
  • Na “Mensagem” do email coloque os documentos solicitados, neste caso, Número fiscal contribuinte e Factura comercial;
  • Deve mencionar o NIF e Titular (exemplo: NIF – 215478956 Titular – Rui Pedro Costa Abrantes);
  • Agora vá ao site onde comprou o artigo e faça um print screen da factura comercial, onde deve mencionar o valor do artigo e os custos de envio(veja imagem abaixo).
  • Este site é o Aliespress, um dos mais usados em compras, deve também fazer um Print na aba FINANCEIRO, como mostra a imagem.
  • Além destes comprovatios a Alfândega também está a exigir um Print do extracto do seu cartão de Crédito com o valor da compra;
  • Agora envie o seu email para internacional@ctt.pt;
  • ***Não necessita assinar e enviar o Aviso de desalfandegamento.

Veja o exemplo da factura comercial, onde deve mostrar o valor do item e os portes de  envio.

Factura Aliexpress

Como calcular as taxas Alfandegárias

As taxas alfandegárias só são aplicadas caso faça uma compra online fora na União Europeia. Essas encomendas podem ficar retidas na Alfandega para pagamento de IVA,  apresentação de documentos ou até mesmo para destruição no caso de se tratar de algo contrafeito.

As encomendas com valor inferior a 22 euros (encomenda + portes) não pagam IVA. Mas existem excepções, tabaco, álcool e perfumes pagam um imposto especial sobre o consumo. Não se aplica a isenção de IVA para estes produtos, mesmo que o valor da encomenda mais portes seja inferior a 22 euros.

Os direitos aduaneiros aplicam-se a encomendas de valor superior a 45 euros, entre particulares e de 150 euros entre particulares e empresas. Dentro da União Europeia as encomendas não pagam IVA nem taxas alfandegárias.

Como posso calcular o preço a pagar

Para calcular o preço total necessita somar o preço da encomenda e os custos de envio até ao local de desalfandegamento. Depois calcula-se o IVA e soma-se a taxa e o custo de desalfandegamento, normalmente entre 10 a 12 euros, em média.

Pode usar o simulador de taxas alfandegárias para saber quanto vai pagar. Esperamos que tenha ficado esclarecido de como desalfandegar uma encomenda vinda da china.

Veja também:

Partilhar

192 comentários sobre “Como desalfandegar uma encomenda vinda da china?

  1. Ricardo

    Bom dia,

    Mandei vir uma encomenda pela DHL, devido às taxas altíssimas que eles cobram posso optar por outra empresa, para fazer o desalfandegamento? Se sim, quais?

    Obrigado

    Ricardo

  2. Ana Lúcia

    Fiz uma compra que ficou retida na alfandega ha 3 meses, na altura fiz todos os procedimentos e recebi a resposta a informar que o processo estava a ser resolvido. No entanto nunca mais soube nada nem recebi ainda a encomenda. O que devo fazer? Isto é normal demorar tanto tempo para desalfandegar?

  3. Irina

    Boa tarde, a minha encomenda parou da AliExpress parou na alfândega e depões de enviar todos documentos nesessarios demorou quase 2 meses, e agora resebi um mensagem que ,,encomenda foi reenviado para o serviço de Reclamações, para averiguação, o que este significa? Se eu tenho chance reseber a minha encomenda?obrigada e aguardo resposta

  4. Manuel Cardoso

    Olá,
    Em Setembro comprei uma camera de ação á Gearbest Portugal através do método de envio Priority Line, chegou com avaria, falei com eles, indicaram-me para enviar a camera para o armazém em Espanha afim de ser confirmada a avaria.
    Após confirmação, deram-me a escolher troca ou devolução do dinheiro, escolhi a troca por outra camera, enviaram por correio normal,como era previsivel foi parar á Alfândega…fui á Alfândega pessoalmente, expliquei a situação, disse que não tinha factura daquele artigo, que me tinha sido enviado gratuitamente em substituição de outro avariado, disseram-me que para eles não existia envios gratuitos, tive que pagar 30 euros para desalfandegar convencido que a Gearbest me iria reembolsar deste valor uma vez que este envio foi da responsabilidade deles…reportei esta situação á Gearbest, dizem me que não podem reembolsar porque os valores Alfandegarios são da responsabilidade do cliente, mas neste caso não foi uma compra mas sim um envio de substituição de um artigo que me venderam com defeito em Setembro…apesar da minha insistencia e indignação eles continuam intransigentes e enviam me o link com os termos e condições onde diz que as taxas Alfandegarias são da responsabilidade do cliente…o que fazer neste caso?

      1. Manuel Cardoso

        Ok, mas nesta situação NÃO foi uma compra…a compra foi feita em Setembro e foi me entregue pela adicional…eles enviaram a camera gratuitamente em substiuição da que me venderam com avaria.
        Se quando enviei a camera avariada para eles houvesse taxas de Alfandega era eu que tinha que pagar, eles dizem isso nos termos e condições, neste caso foram eles que enviaram, a responsabilidade do envio é deles…

  5. jorge vale

    Boas,
    comprei um smartphone na gerbest (via Singapura)… acontece que na primeira tentativa a encomenda nunca chegou pois a companhia de distribuição (lógica) faliu e nem sei onde foi parar o telemóvel… da china enviaram outro sem custos para mim (por enquanto) só que desta vez ficou preso na alfandega. Já recebi a carta via CTT a pedir os documentos 1, 2 e 3. Acontece que como este segundo envio não foi uma compra, não tenho nenhum comprovativo de compra relativo à encomenda retida. Falei para a Gearbest e pedir documentos e enviaram (passados 15 dias) um factura a dizer GIFT e com os valores todos a 0. Isto é válido para a alfandega?
    obrigado

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Deve enviar os valores da primeira encomenda, se o telemóvel for igual não tem problema.

      No caso de não ser o mesmo telemóvel da primeira encomenda, deve, pedir à Gearbest, para enviar factura com todos os valores de custo do telemóvel.

      Cumprimentos

    2. Manuel Cardoso

      Olá,
      Na minha opinião basta apresentar na Alfândega um print com um tlm identico, se o valor for acima de 22 euros a Alfândega faz logo as contas ao que tem de pagar, já se o valor for inferior a 22 euros vão-lhe pedir tudo e mais alguma coisa numa tentativa de ter que pagar taxas, aconteceu me uma situaçào identica…e já agora não paga só o iva do artigo e 12 euros de taxas conforme se diz por aqui, eles guiam se por uma tabela, por um artigo que custa 50 euros paguei 30 para desalfandegar…

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Se ignorar o desalfandegamento a encomenda é devolvida ao remetente passados 60 dias. No entanto, pode-lhe ser cobrado taxas de armazenamento, cerca de 25€.

      Cumprimentos

    2. Carlos Oliveira

      Boa tarde.

      Tenho uma encomenda retida na alfandega e é muito urgente pois tem material para o natal.
      Sabem indicar a cronologia da tipologia de emails ate recebermos a encomenda?
      Pergunto isto porque deve haver uma sequência até eles libertarem a encomenda.

      Este foi o último que recebi:

      Estimado (a) Cliente,

      Informamos que os documentos em questão foram reenviados para análise e validação interna. Após confirmada a conformidade da documentação solicitada, o objeto será enviado para a morada apresentada como destino.

      Pergunto se após este passo a encomenda será enviada e por norma quanto tempo demora até eu receber a mercadoria.

      Obrigado

  6. Tiago Cordeiro

    Boa tarde

    Comprei um telemóvel a uns meses enviaram através de uma armazém de Espanha e não parou na alfandega..
    O telemóvel avariou e enviei para a china.. Ao que parece enviaram um novo como estava dentro da garantia… Mas este parou na alfandega e estão a pedir os tais documentos.. Como posso resolver sem pagar os tais impostos

  7. Carlos do Rosário

    Comprei um artigo na loja online Tomtop da China no valor de 34.39 €. /portes pagos por eles.Terei de pagar IVA e seviços alfandegários? Foi enviado da China através da DHL e entra em Portugal através dos CTT.
    Como posso pedir a fatura eletrónica ou o que é isso?

    Obrigado

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      No caso da encomenda ficar retida terá de pagar o IVA e custos de desalfandegamento.

      Pode fazer um print da fatura, na área de cliente, no site onde fez a sua compra.

      Cumprimentos

  8. André Alves

    Boa tarde , comprei um artigo por 38.84 $ dos quais 12.45$ para portes, recebi agora a notificaçao de desalfandegamento. onde posso arranjar o comprovativo bancario de compra? quanto pagarei?

    obrigado

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      O comprovativo depende como foi feito o pagamento.

      Se foi por cartão de crédito peça no seu banco o extrato bancário ou via online.

      Se foi com cartão de crédito tipo Unibanco, Wizink, etc. vá ao site do cartão e faça o download do extrato bancário.

      Se foi por PayPal, vá ao site e faça download do extrato de pagamento.

      Cumprimentos

      1. André Alves

        obrigado , já enviei o e-mail com o printscreen do site que diz que comprei com a morada mas não data será que é um problema? nao consegui ter acesso ao extrato mais enviei o movimento em pdf nao sei se servirá. penso que amanha irei a lisboa com os documentos que tenho e aí sim com o extrato para tratar pessoalmente do assunto. Acha que me dão a encomenda no momento? existe algum problema por ter enviado o email hoje e ir lá pessoalmente amanha?
        ~
        Obrigado

  9. Josina Silva de Albuquerque

    Ola gostaria de saber o siguinte fiz uma compra no ailexpress um forno secador de unhas no valor €10,49 e o rastreamento vem a dizer em processo de desembaraço aduaneiro será que vou receber o aviso de desalfandegamento ?? Obrigada

  10. Bruno Linhares

    Boas

    fiz uma encomenda no aliexpress de 173€, os portes eram gratuitos
    a encomenda veio pela DHL, recebi um email da DHL informando que a encomenda ficou presa na algandega, pelo que tinha de enviar os tais documentos.
    Assim o fiz, informaram-me que a alfandega nao aceita portes gratis, pelo que tinha de pedir a factura ao vendedor. caso contrario os portes seriam avaliados em cerca de 200€ e tambem tinha de pagar IVA deste valor.
    Mais taxa dos direitos
    mais HONORARIOS á DHL em cerca de 90€.
    e informaram-me que caso seja eu a tratar do desalfandegamento teria de contratar outro despachante para trazer a encomenda.

    como este valor é um absurdo, nao poderei ser eu a tratar do desalfandegamento e levantar eu a encomenda?

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Vá diretamente à Alfândega e tente resolver o problema.

      São sempre os mesmos problemas com as transportadoras, muito dinheiro para desalfandegamento.

      Nunca use transportadoras como DHL, TNT, UPS, etc.

      Cumprimentos

  11. Pedro

    Tenho uma encomenda já desalfandegada pela dhl. O problema veio depois com a fatura.. 86€.. (17 de iva alfândega, 25 armazém e 30 o desalfandegamento+ iva normal) a encomenda ficou me no total por menos de 40€. A minha questão e se sou obrigado a pagar os 86€ ou se posso recusar a pagar tal barbaridade. Prefiro perder a encomenda a pagar 126€ no total. A dhl disse por telefone que posso vir a ter problemas fiscais se não pagar. A encomenda veio de Hong Kong.

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      O problema das transportadoras é o custo que cobram pelo serviço.

      Quanto a ter problemas fiscais, duvido.

      Se não levantar será devolvida passados 60 dias.

      Cumprimentos

      1. ricardo

        sim também me parece. tenho o mesmo problema mas com os CTT e pelo telefone garantiram me que nao tiria problemas, podia recusar pagar o valor e ficava sem encomenda e o dinheiro gasto. mas nunca se sabe talvez dissessem isso para eu pagar.. escumalhas.

  12. Gisela

    Olá, fiz uma encomenda de 5 CD’s vindos da Coreia do Sul no valor de 57€ + 38€ de portes, recebi uma carta de pedido de documentação para desalfandegamento e já enviei tudo o que me foi pedido. Quanto tempo costuma demorar até que a encomenda seja libertada e quanto terei de pagar?

  13. Joao Ramalho

    Olá. Não dá para ir directamente ao local de desalfandegamento (na Av Marechal Gomes da Costa, Lisboa) com os documentos, tratar disto logo e levantar a encomenda?
    Obrigado

  14. Luis

    Bom dia, recebi o aviso de desalfandegamento dos CTT de uma encomenda que me custou cerca de 140€ (produto+portes de envio). Já enviei para o email internacional@ctt.pt os elementos que pediram (NIF, fatura e print da compra). Sei que terei de pagar o IVA e os serviços aduaneiros.
    No entanto tenho as seguintes dúvidas:
    Os portes de envio também pagam IVA e a pagar são também a 23%?
    Como serei informado sobre o valor a pagar? Enviam nova carta ou receberei uma resposta via email com o valor a pagar e a forma de pagamento?
    Por fim, se verificar que o valor a pagar é elevado e decidir desistir do desalfandegamento poderei fazê-lo mesmo apesar de já ter enviado os elementos acima mencionados? E para isso basta não efetuar o pagamento que devolvem a encomenda?

    Obrigado.

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      O valor do IVA é o total da encomenda com portes.
      Vai pagar quando receber a encomenda pelos CTT.
      Não desista da encomenda, já enviou os dados agora espere a entrega pelo correio e pague aos CTT.

      Cumprimentos

  15. Maria Cabaço

    Boa noite, recebi um aviso para desalfandegamento. Comprei várias coisas no aliexpress. mas aqui na carta fala sobre um produto da Estónia.
    O problema é que eu fiz várias compras com o cartão de crédito algumas em dias seguidos e não sei qual delas pertence a esse produto, pois não comprei só um produto de cada vez mas vários, mas só me pedem os dados de um produto, os outros eu já recebi.
    Agora queria saber se eu não enviar os documentos a encomenda é devolvida ao vendedor? Terei de pagar alguma coisa por isso? É este produto custou euros e portes grátis, se vou ter de pagar iva ou taxas ou portes, o artigo em questão vai ficar caro e por isso prefiro devolver e solicitar o dinheiro ao vendedor.
    Agradecia um esclarecimento.

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Veja o dia em que fez a compra.
      Mande o extrato da conta e mencione o valor do artigo, diga que foi feito o envio com outros.

      Se não desalfandegar, passados 60 dias a encomenda é devolvida. Pode ter que pagar taxas de armazenamento.

      O melhor é descriminar o valor do extracto bancário, informando todas as compras efectuadas e respectivos valores.

      Aconselho SEMPRE a compra, em caso de vendedores diferentes, a comprar os artigos individualmente para não suceder esta situação.

      Cumprimentos

      Cumprimentos

  16. Daniela

    Boa noite.
    Tenho um artigo preso na alfândega. O valor do artigo é de 17,50€ e portes gratuitos. Como não ultrapassa os 22€ sei que não vou pagar IVA mas a minha dúvida é se terei de pagar a taxa de representação aos ctt. Mesmo não sendo acima de 22€ terei de pagar a taxa aos ctt aquando da entrega do artigo?

    Obrigada

      1. Ricardo

        Boa Noite. Tenho uma encomenda retida na alfandega desde o dia 2 de Novembro quando reparei que isso tinha acontecido fui pesquisar e encontrei a vossa pagina e segui os vossos concelhos e antecipei-me e enviei todos os documentos no dia 6 por email mesmo antes da carta chegar . A primeira resposta dizia que “que o mesmo está já a ser analisado, pelo que contamos enviar-lhe, o mais brevemente possível, uma resposta sobre o assunto em questão.” depois de uns dias enviei outro email (dia 9) a perguntar quanto tempo poderia demorar o desenfalgamento e a resposta foi esta
        “Informamos que os seus documentos já foram alvo de uma pré-validação e encontram-se na fase de preparação e análise, no enquadramento da legislação aduaneira.” desde ai não obtive nenhuma informação nova os email parecem ser respostas automáticas e que ninguém os lê.
        A minha pergunta para vocês é quanto tempo poderá a ser libertada ?
        tenho outra encomenda igual do mesmo fornecedor prestes a chegar a Portugal provavelmente também ficara retida. O que comprei foi 1 capacete de criança de motocross para oferecer no Natal aos sobrinhos no valor de 28 euros com os portes incluidos e a transportadora é a EMS( faculto estes dados porque não sei se ajuda nas respostas) abraço

        1. Malert@ Autor da Postagem

          Olá. Em primeiro lugar, nunca deveria ter enviado o email sem ter recebido a notificação de desalfandegamento. Pode até atrasar o processo. Porque no aviso de desalfandegamento vem a informação dos documentos que é necessário para proceder ao desalfandegamento, bem como o número local que deverá indicar no email, número que sem o aviso não possui.

          Aconselhamos a fazer EXACTAMENTE como descreve o nosso artigo.

          No caso da segunda questão, não quer dizer que fique retida na Alfândega. Como já indicado em respostas anteriores deve sempre evitar transportadoras tipo EMS, TNT, UPS, etc porque existe mais probabilidade de ficar retida a encomenda e os custos de desalfandegamento serem mais elevados.

          No caso da encomenda ficar retida, aguarde o Aviso de desalfandegamento.

          Cumprimentos

    1. Ricardo Silva

      boas. fiz uma compra no aliexpress, nao fui contactado para desalfandegar a encomenda, e ela foi para trás, de quem é a culpa? tenho direito a ser reembolsado pelo vendedor.

      1. Malert@ Autor da Postagem

        Olá.
        Tenha a certeza que a encomenda foi devolvida.
        Normalmente, caso seja necessário o desalfandegamento, é enviado o Aviso de desalfandegamento para a morada da encomenda.

        Verique essa informação junto da Alfândega.

        Cumprimentos

  17. Jessica

    Olá boa tarde, eu fiz uma encomenda no dia 10 de outubro deste ano, e até hoje não tenho a encomenda, e pelo que tudo indica a encomenda está presa na Alfândega, mas até hoje ainda não recebi nenhuma notificação. Continuo a espera ou vou lá ter sem ter a notificação? Obrigada

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Não quer dizer que esteja em processo de desalfandegamento, pode apenas estar retida para verificação Aduaneira. Algumas encomendas superam os 40 dias.

      Deve aguardar até ser notificado, caso a sua encomenda esteja em processo de desalfandegamento.

      Cumprimentos

  18. MJD

    Boa tarde,
    Fiz duas encomendas separadas no Ali Express de malas de crianças (2+1) e paguei em separado mas o fornecedor mandou tudo junto e foi parado na alfandega. Já recebi a carta dos CTT. O problema é que as três malinhas perfazem 23,80€ dai eu ter encomendado em separado. Acha que mandando a documentação de duas delas resolve? As encomendas são abertas?
    obrigada

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Deve sempre esperar que o vendedor envie a primeira encomenda e só depois fazer a outra, para não ocorrer essa situação.

      A Alfândega pode abrir a encomenda. Deve mencionar o valor total das duas encomendas visto que vieram juntas.

      Envie um print do extracto do cartão de crédito, mencionado o valor de todos os artigos. No print deve estar visível o titular da conta.

      Cumprimentos

  19. Pedro Pinto

    Bom dia comprei uns faróis para um carro clássico no valor 59.35€ + 28.34 de portes e ficaram retidos na alfandega .
    Já recebi a carta dos ctt .
    O que devo fazer agora para desalfandegar o material e quais os custos que vou ter ?
    Obrigado

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Para desalfandegar a encomenda faça como no artigo, siga todos os passos.

      Vai pagar o IVA e cerca de 12 euros de despesas de desalfandegamento.

      Cumprimentos

  20. Girao

    Quanto tempo demora a carta a chegar depois de no site dos ctt dizer” envio de notificaçao ao cliente”?? Posso levantar a encomenda na alfandega apos receber a carta? O que tenho de fazer?

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Demora entre 5-10 dias.

      Pode, depois de receber a carta, dirigir-se à Alfândega de Lisboa e levantar a sua encomenda. Deve fazer-se acompanhar de toda a documentação solicitada.

      Cumprimentos

  21. André Gonçalves

    Boas estive a verificar através do acompanhamento de encomendas e cheguei ao número do registo da minha notificação para envio de documentos para desalfandegar a encomenda, e fiz o acompanhamento do mesmo e aparece Estado: aceitação Local: AGE- ACEITAÇÃO GRANDES EMPRESASAS (BCE SUL)!!!

    Alguém me sabe explicar o que se está a passar?

    Não devia os CTT enviar a notificação aguardar os documentos e libertar a encomenda?!!!

    Pedia alguém que perceba que explique isto.

    Cumprs.

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      No caso da sua encomenda ficar retida na Alfândega vai receber uma carta para desalfandegamento da mesma.

      Deve aguardar pacientemente.

      Nessa altura será pedida toda a documentação necessária para o processo de desalfandegamento da encomenda.

      Cumprimentos

  22. André Gonçalves

    Boa tarde,
    Tenho uma encomenda para desalfandegar, notificação dos ctt, irei fazer como diz, email com prints scrn, e todos os dados,etc.

    Agora queria saber a sua opinião para que o processo seja mais rápido, sendo eu do Norte, devo enviar a documentação pelo email e aguardar o processo normal, ou pedir para fazer a desalfandegagem na Cidade do Porto e ir lá pessoalmente com toda a documentação e prints e trazer logo comigo a encomenda?
    Para ser mais rápido qual das duas opções devo fazer. Obrigado

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      O desalfandegamento é em Lisboa e não no Porto. Deve enviar toda a documentação solicitada, se possível, envie um print do extracto do cartão de crédito ou PayPal, onde seja visível o titular da conta.

      Cumprimentos

  23. André

    Tenho uma encomenda para desalfandegar, notificação dos ctt, irei fazer como diz, email com prints scrn, e todos os dados,etc.

    Agora queria saber a sua opinião para que o processo seja mais rápido, sendo eu do Norte, devo enviar a documentação pelo email e aguardar o processo normal, ou pedir para fazer a desalfandegagem na Cidade do Porto e ir lá pessoalmente com toda a documentação e prints e trazer logo comigo a encomenda?
    Para ser mais rápido qual das duas opções devo fazer. Obrigado

  24. António Costa

    Olá,

    tenho 3 camisolas (sim, contrafeitas) de um clube português onde no pacote vem com a descrição “Short Sleeve Jersey” e o preço de 6$. Acontece que parou na alfândega (pela primeira vez) e na carta até me descrevem qual é a equipa dos equipamentos e tudo (ou seja, dá a entender que eles abriram o pacote e tudo).

    Na carta pedem os documentos 1, 2, 3 e 4. Sabem me dizer a melhor maneira de agir agora? Devo responder com os documentos pedidos e ver se mandam aquilo para casa ou será melhor ignorar? Ou até, responder a dizer que não encomendei nada e que não quero nada daquilo?

    Já aconteceu, do mesmo vendedor e uma encomenda idêntica, um amigo meu receber uma carta e enviou as coisas e safou-se. Acontece que na carta dele não descrevia os itens apenas queria os comprovativos, nada mais.

    Obrigado

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá
      Deve enviar todos os documentos solicitados.
      Se a mercadoria for considerada contrafeita é pedido a sua destruição.

      Caso não levantar a sua encomenda no prazo de 60 dias a encomenda é devolvida ao remetente.

      Cumprimentos

      1. Bernardo

        Boas estou na mesma situação, mas no meu caso fui notificado pela marca para pagar 100€ pela contrafacao de 2 camisolas de futebol. Será que posso ignorar a carta e tentar que aquilo não seja meu? Ou serei obrigado a pagar?

        Se não pagar, poderei ter futuras complicações fiscais? Obrigado

  25. Julio Ribeiro

    Bom dia,

    Estou numa situação deveras complicada sem saber o que fazer, será que me pode dar uma ajuda?

    Tenho uma encomenda em Controlo Aduaneiro, foi-me enviado o aviso para desalfandegamento, solicitando o NIF, fatura comercial e comprovativo de pagamento e print screen/declaração de valor. No entanto a fatura da loja de onde fiz a minha ecomenda, constam valores não reais (muito mais baixos), paguei cerca de 200€ pela encomenda e na fatura o valor total não ultrapassa os 50 dólares, e na descrição dos itens consta entre parêntesis GIFT.

    Agora estou em duvida se envio apenas a fatura (para tentar pagar o menos possível), sendo que na fatura constam todos os dados solicitado à exceção do comprovativo de pagamento, correndo o risco de me ser solicitado o restante da documentação, e após verificarem os valores a situação se agravar para mim. Envio a documentação toda e corro o risco de ter chatices por causa da fatura. Ou então envio toda a documentação à exceção da fatura, e corro o risco de me ser solicitada a fatura.

    Será que me pode dar a sua opinião?

    Obrigado!

  26. Fabio Pereira

    Boa tarde eu encomendei um smart watch da gearbest cujo valor é 25 mais 11 de segurança e portes e por o que estive a ver como vem por a dhl vai ser parada o que também estive a ver é que a dhl leva muito pra fazer a desalfandegamento
    Será que é possível contactar os CTT para fazer o desalfandegamento visto que por o que vi só levam 11 euros?

        1. Malert@ Autor da Postagem

          Olá.
          Os custos de desalfandegamento não são muito elevados, com excepção de encomendas de valor superior a 150 euros.

          Não pode cancelar a encomenda quando ela estiver disponível para desalfandegamento, só pode ignorar e não levantar, sendo a mesma devolvida ao remetente.

          Cumprimentos

  27. Pedro G

    O mais estranho é que o mail CTT Internacional não consegue dar nenhuma informacao sobre o estado do processo, limitando-se a dizer para “aguardar”.

    Mas que raio de sistema informático dos anos 90 têm eles?

    Tenho uma encomenda de 18 euros (abaixo dos 22) desde 17 de Agosto, e nada…já enviei tudo.

    Alguem sabe se vou ter de pagar custos de armazenamento, visto que não será sujeito a despacho alfandegário E que eu enviei tudo antes do 30º dia?

    Obg

  28. Toni Andrade

    Estou indignado com o sistema de funcionamento
    Comprei uma mercadoria Aliexpres, fui tentar levantar a mesma, com a fatura e tal que pedem, no entanto o print screen e outros dados so no telefone que tinha,
    mostrei ao funcionário, não quis aceitar.
    O mais engraçado, que enquanto estive a espera de ser atendido.
    Um agente da PSP; com o mesmo problema que o meu, foi lhe aceito sem problemas, pois estava fardado.
    Um senhor de nascionalidade Africana, com o mesmo problema, arrumou confusão que durou cerca de 30 minutos e saiu com a mercadoria.
    Uma senhora, todo gira, mostrando sua sensualidade, também não teve tal problema em levantar sua mercadoria..
    Agora eu pergunto o porque para umas pessoas, arruma se tanta desculpa e se pede em papel tais documentos se na própria carta recebida, não se tem estas indicações?
    Como funciona de fato o processo se eu não reclamar, volta ao vendedor?ou a mercadoria some das instalações do CTT, e chega a lado nenhum?

  29. Baltazar Marques

    Comprei mais que um relógio on-line, num total de 160usd. Vem de Singapura. Um volume foi retido pela alfândega. Na altura não tirei printscreen.
    O site não obriga ao registo de cliente, pelo que não tenho acesso à descrição de compra nem dos itens de compra.
    Só tenho extracto do visa dos 160usd totais e a alfândega quer prova que paguei os 40usd por um relógio (que está retido e com factura).
    Já remiti email do site-vendedor a comprovar o valor do relógio e não tenho outras forma de prova.
    Entretanto o relógio está retido desde Junho-2017.

    Como posso resolver este assunto ?

  30. Nuno

    Boa tarde.
    Fiz encomenda casaco andar moto no site WISH. Recebi carta para desalfandegar já tentei enviar todos os doc. Necessários mas falta a fatura do vendedor que é loja chinesa que não consigo arranjar.
    Como posso fazer arranjar essa fatura.
    Cumprimentos.

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Vá ao site online, acesse pelo computador, e na sua área de cliente vá a encomendas feitas e tire um print screen da sua compra.
      Nesse print screen deve constar o número de artigos encomendados, o custo do produto e o valor dos portes de envio.

      Cumprimentos

  31. jose luis marques da costa

    bom dia comprei um smartphone no valor de 118 eur na tomtop.com veio da china a encomenda foi feita no dia 31-08-20017ate agora nao recebi no acompanhamento dis que esta na ptlisa portugal no dia 12-09-2017 o que aide fazer para tentar desbloquear a situcao desde de ja obrigada pela vossa ajuda muito obrigada

  32. Alda Moreira

    Olá!Obrigada por este artigo.Tenho uma capa de telemóvel encomendada na Gearbest com a informação no track que está na alfandega portuguesa há 14 dias (“The transfer of customs Portugal”)…é um valor irrisório (+- 6€) mas como não existe em mais lado nenhum tive que encomendar online. Já contatei os CTT Internacional mas dizem-me que não localizam o objeto nem através do n.º de encomenda nem através do meu nome. Entretanto também não recebi nenhuma carta de desalfandegamento…14 dias ainda é pouco tempo para receber a dita carta?

    1. Malert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Não se preocupe, caso fique retida na Alfândega vai receber o Aviso de desalfandegamento. O problema é sempre em Portugal. A encomenda chega a Portugal em cerca de 7 dias, depois é ter paciência e esperar.

      A maioria das encomendas são recebidas entre 12 a 40 dias.

      1. Olga Martins

        Boa tarde. Tenho uma encomenda que hoje aparece nos site dos ctt aguardar procedimentos declarativos. Quer dizer que vai ficar presa na alfandega? Como posso obter o comprovativo de pagamento através da aplicaçao do aliexpress para telemóvel? Nao me aparece nada como no exemplo que publicou?

        1. Malert@ Autor da Postagem

          Olá.
          Não quer dizer que fique retida na Alfândega, simplesmente está a ser verificada.

          Para retirar o comprovativo aceda via computador.

          Cumprimentos

  33. Joana Frazão

    Ola, boa noite.
    Adquiri um telemóvel a 16 de agosto, e está na alfandega desde 23 de agosto.
    Enviei todos os documentos pedidos pelos CTT a 30 de Agosto e, até hoje, nada. Enviei dezenas de mails, liguei 3 vezes para a linha ctt (que conforme sabem, cada telefonema fica uma pequena fortuna).

    Ontem perdi a paciência e enviei mail directamente para a Alfândega (uma vez que nao me atenderam). Hoje recebi resposta: falta declaracao da finalidade que pretendo dar ao objecto!

    Volto a ligar para os CTT a expor a situação. A sra foi averiguar e efectivamente a Alfândega havia pedido essa declaração. A esta altura estou para lá de indignada e questiono o porquê de nao me terem informado disso em nenhum dos 3 telefonemas e em todos os mails que enviei a pedir esclarecimentos e ponto de situação.
    Obviamente que a sra nao teve resposta congruente para me dar… limitou-se a dizer para eu enviar mail a pedir a minuta da tal declaracao aos CTT serviço internacional.

    Venho aqui não só expor o sucedido (espero que sirva como alerta para quem está há imenso tempo à espera do desalfandegamento após ter enviado a documentação toda e não haver motivo aparente para a demora – afinal pode haver motivo!), mas venho também pedir:

    Haverá por aqui alguém que saiba que declaração é essa? E que me possa fazer chegar minuta dela?

    A minha confiança nos CTT já não era muito, mas agora é nula.

    Estou em risco de que a encomenda seja devolvida por causa de toda esta falha de comunicação/incompetência…

    Obrigada desde já (e peço desculpa pelo testamento).

  34. Maria Carneiro

    Boa tarde. Fiz uma compra no aliexpress. Ao verificar a situação do produto consta que foi “Enviado à empresa de transporte no país de destino” 2017-10-16 23:30:00 [GMT+8] e logo de seguida que está “Em processo de desembaraço aduaneiro” 2017-10-16 23:30:00.

    Quer dizer que vai passar pelo controlo aduaneiro e que tenho que aguardar até ser notificada para apresentar os documentos ou ainda me podem enviar a encomenda sem passar por esse processo?

    Se encomenda for devolvida ao remetente o valor pago é devolvido?

    Obrigada

        1. Malert@ Autor da Postagem

          Olá.
          Qualquer encomenda pode ficar na Alfândega, depende do controlo aduaneiro.

          Se o valor com portes for inferior a 22€ a encomenda é libertada sem qualquer custo. Acima desse valor paga IVA e taxas alfandegárias.

          Digamos que é uma questão de sorte ou azar. Até encomendas superiores a 22€ passam sem qualquer custo adicional, a Alfândega não consegue controlar tudo ao pormenor.

          Cumprimentos

  35. Karina Hoelz

    Bom dia, fiz uma compra no Wish em junho, mas até hoje não recebi o produto é nem a carta de que ficou retido. Vou receber a carta da alfândega ainda? Quanto tempo demora p/ isso acontecer?

    Att,

    Karina Hoelz

  36. David Alves

    Boa Noite.
    Deixo aqui a minha atual situação na esperança de receber uma pequena previsão do seu veredicto.
    Encomendei uns ténis de Taiwan no valor de 157 euros mais 25 de portes de envio.No final a encomenda ficou em 191 euros(deveria dar 183,os outros 9 possivelmente foram devido a algum imposto não sei).
    Fez à 3 dias um mês desde que recebi o e-mail de confirmação da recepção dos documentos.
    Gostava de perguntar uma estimativa acerca do valor que irei ter de pagar(aplica se os 23% de IVA + os 12 de desalfandegamento ao preço do produto com os portes incluidos ou não?)
    e ainda quanto tempo poderá demorar a ser efetivado desalfandegamento.
    Obrigado desde já.
    Cumprimentos.

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      O valor é sempre com portes incluídos.
      Como a encomenda é de valor superior a 150€ paga uma taxa que consta da pauta aduaneira, que varia de acordo com o produto.

      Cumprimentos

  37. Gabriel Batista

    Bom dia tenho acompanhado a minha encomenda pela net e no site dos ctt diz que me vao enviar notificaçao para enviar apenas a fatura…posso acelerar o processo ou terei mesmo que esperar pelo aviso? Ja pedi ao vendedor que é da china que me enviasse a fatura..mas so consta o valor da compra 46.25€ mas nao consta o valor do frete de 8€..

  38. Joaquim

    É possível comprar algo que custe mais de 22€ e não ficar retido na alfandega para pagar iva + taxas? Ou a probabilidade de se ter de fazer desalfandegamento é muito grande. Se eu encomendar como prenda e mandar entregar em casa de outra pessoa?
    Obrigado

  39. renato kovacevic

    Ola. Desde o momento em que aparece: “Objecto desalfandegado” em quanto tempo vou receber a encomenda na minha morada?

  40. Hélio Lopes

    Boas, recebi pedido de documentação para desalfandegamento, enviei por e-mail a documentação pedida, mas tenho dúvidas na parte do comprovativo de pagamento pois o que enviei é uma imagem do MBnet onde diz o montante a data e hora da transação assim como o comerciante que recebeu..no caso aliexpress.. como tal existe uma pequena falha com o que eles pedem..que é não constar o nome do titular da conta..será isso motivo suficiente para complicar o desalfandegamento ou o que foi enviado é suficiente para resolver a questão? grato por qualquer esclarecimento

  41. Francisco Dos Santos

    Recebi uma SMS da DHL para desalfandegar uma encomenda que vem da china.
    Posso esperar pelo aviso da alfandega e tratar eu do assunto, ou este serviço é exclusivo da DHL?

    Agradeço esclarecimento e muito obrigado.

  42. Sandrina Carneiro

    Bom dia!
    Já respondi, em 4 de Agosto de 2017, por email ao aviso de desalfandegamento, anexando toda a informação solicitada. Dizem que a mercadoria já foi desalfandegada, encontra-se à espera que alguém, dos CTT Expresso, a vá buscar e me entregar. No entanto, ninguém o faz.
    Tenho feito reclamações nos CTT todos os dias para irem buscar a encomenda e procederem à entrega. Como funciona nestas situações. Quando tudo está resolvido e a encomenda se encontra liberta, quando tempo demoram a entregar? Já passou mais de 30 dias, preciso da encomenda, e nada foi entregue.

  43. Filipe Novo

    Boa noite, gostei bastante da colaboração aqui prestada, parabens.
    No meu caso é o seguinte, mandei vir um relogio de Singapura, está nos CTT Lisboa – receção internacional, há 3 dias, é normal ainda não ter noticias?
    O valor foram 60€, qual o valor a pagar?
    São os CTT que cobram?
    Cmps

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      É normal. Pode estar entre 5 e 10 dias e depois ser entregue na sua morada.

      Caso fique retido na alfandega vai receber o aviso de desalfandegamento.

      Se ficar retido paga o IVA(23%) e custos de desalfandegamento, cerca de 12€.

      São os ctt que cobram quando entregam a encomenda na sua morada.

      Cumprimentos

  44. Antonio tavares

    Boa tarde. Fiz uma compra no alliexpress no valor de 16€ fui notificado para apresentar documento de compra e número de contribuinte etc será que vou ter de pagar o desalfandegamento. Obrigado

  45. Fernando

    Boa tarde.
    Comprei um artigo no aliexpress, recebi em 27-07-2017 o aviso de desalfandegamento. Até hoje e já enviei 9 emails com a documentação pedida, nomeadamente o meu NIF,a descrição completa da mercadoria, o valor do objecto, valor de portes,o valor total, o Print Screen do site do vendedor aonde consta toda a informação, o detalhe financeiro do comprovativo do pagamento aonde consta o nome do titular e a transacção devidamente assinalada.
    No entanto continuo a receber emails da parte dos CTT a pedir sempre a mesma coisa e cada pedido é sempre por funcionários diferentes.
    Já estou a ficar desesperado e á beira de um ataque de nervos.
    Agradeço a sua ajuda.
    Obrigado

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Para proceder ao desalfandegamento envie tudo novamente e acrescente o movimento do seu cartão de crédito ou PayPal, onde seja visível o número de conta e titular da mesma.

      Cumprimentos

  46. Vanessa

    Tenho uma encomenda que ainda não chegou penso que possa estar retida na alfandega, mas ainda não me enviaram nenhuma carta, se eu não quiser levantar a encomenda ela simplesmente volta para trás tenho de pagar alguma coisa á mesma? Se obrigada

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Boa tarde.
      Se não levantar a encomenda, passados 60 dias, a mesma é devolvida ao remetente.

      Não se assuste com os custos de desalfandegamento, isto caso a encomenda seja de valor inferior a 150€ com portes. Apenas vai pagar o IVA e cerca de 12€ de custos associados.

  47. Graça

    Boa tarde,
    Antes de mais agradeço a sua atenção pelo esclarecimento público destes assuntos.

    Recebi carta dos CTT para desalfandegamento. Solicitam fatura comercial, mas ao Adquirir o produto pelo eBay apenas consigo obter o “order details” que refere o valor de compra , e envio grátis.
    Não existe fatura !?
    Acerca do pagamento apenas consigo provar através do PayPal.
    Ao enviar estes comprovativos conseguirei desbloquear o produto.
    Respondendo em conformidade já poderi passar pela CPLS ?
    Terei de levar os mesmos documentos que agora referi, por e-mail ?
    Obrigado

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      A fatura comercial é como descrevemos no artigo, faça um Print na aba “Order Details”, em que tem de constar o valor da compra bem como os portes de envio.

      O comprovativo serve o do PayPal, ou movimento do cartão de crédito. Para desalfandegar basta enviar tudo por email para: internacional@ctt.pt, não necessita deslocar-se ao local.

      Cumprimentos

        1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

          Olá.
          Tem de levar os comprovativos pedidos.
          No início da carta tem uns números assinalados com X, e na traseira da carta o significado, é o que a Alfandega deseja para proceder ao desalfandegamento do artigo.

          Cumprimentos

  48. Alexandre

    Exato, foi pela carta registada CTT … amanha vou lá pessoalmente a Lisboa, mas assim já sei o que esperar !!
    Muito Obrigado .. Foi mt prestável

  49. Alexandre

    Olá !
    Eu comprei umas sapatilhas na Amazon .. por 44.40€ (portes incluídos).

    Se eu for pessoalmente a alfandega é possível eu levantar a encomenda no próprio dia?
    Quanto teria de pagar, e que documentos devo levar neste o caso?

    E já agora se o preço for exorbitante para levantar a encomenda e “ignorar” a carta, a encomenda seria devolvida sem custos adicionais para mim? (é que na carta diz que a partir do dia 31º desde o recebimento deste aviso estou sujeito a uma sobretaxa diária !!)

    Agradeço a ajuda !

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Sim pode levantar a encomenda na Alfandega presencialmente e no próprio dia, desde que tenha recebido o aviso de desalfandegamento.

      Vai pagar IVA sobre o valor Total da encomenda, incluindo portes, e taxas Alfandegárias no valor de cerca de 12 euros.

      Paga a sobretaxa se levantar depois dos 30 dias, caso não levante, a encomenda é devolvida ao remetente depois de 60 dias.

      Cumprimentos.

      1. Alexandre

        Muito Obrigado pela resposta ….

        Na carta que recebi dos CTT diz que a Procedência é da Alemanha !!
        Pensava que encomendas da UE não ficavam retidas na alfandega…

        E na Amazon diz que a minha transportadora é a DHL … Pago as taxas dos CTT ou pago as taxas da DHL neste caso?

        Cumprimentos

        1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

          Olá.
          O que conta é o País de origem, pode passar pela Alemanha mas pode vir de fora da Europa.
          Provavelmente paga as taxas da DHL. Deve evitar essas transportadoras, o desalfandegamento é mais dispendioso.

          Cumprimentos.

          1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

            Recebeu o aviso dos CTT para desalfandegamento?
            Então os CTT vão proceder ao desalfandegamento, mediante as suas indicações.

            Cumprimentos.

  50. Diana

    boa tarde recebi um aviso de desalfandegamento de uma encomenda do ebay, este aviso não diz qual é o produto especifico, apenas sei que são 2 relógios pretos, mas o problema é que mandei vir vários relógios pretos, deste modo não sei quais são nem que é o vendedor. conseguem me responder a esta questao ?. para alem disso como se trata do ebay posso ja ter sido reembolsada porque são encomendas que demoram muito a chegar . se não pedir o desalfandegamento que acontece ? devolvem ao vendedor ?
    espero resposta , pois sou de são miguel e não tenho sitio para me enformar e para ligar para o apoio ao cliente paga-se.
    obrigada desde já e espero que me respondam com urgencia pois dizem que temos so trinta dias para responder a carta e já passou alguns.

    Diana Benfeito

  51. Marco

    Boa tarde, tenho uma encomenda desde do dia 4 de Agosto de 2017 custou 25 euros, quais os seus custos para levantar?

    No site Ctt diz que já enviaram me uma notificação quando tempo leva até à minha casa?

    Os ctt’s é que irão levar à minha ou tenho que ir à alfândega? Muito obrigado, espero resposta, Marco

  52. José

    Boa noite
    Tenho um telemóvel retido na alfandega desde o dia 9-6-17, que veio da China.
    Eu telefono, mando email para os ctt a resposta é sempre a mesma está a ser analisada.
    Alguém pode dar uma ajuda de como resolver isto

  53. Júlio Mendes

    Boa tarde.
    Tenho uma encomenda que ficou retida na alfandega e desde o dia 16 que foi desalfandegada.
    O que é certo é que até ao dia de hoje (22) continua no mesmo sitio a aguardar que os ctt a tragam ao destino.
    A minha questão é se todo este tempo de espera é assim tão normal visto que nos ctt a resposta é sempre para aguardar mais alguns dias…

    Obrigado

  54. Carlos

    Boa tarde
    Fiz uma encomenda de material electronico vindo dos USA via FEDEX e recebi um telefonema e depois um mail de um agente local – no Porto – para saber se eu aceito os custos de desalfandegamento; a minha pergunta é: tenho que desenfaldegar o produto com a intervencao deste agente, ou posso responder-lhe a declinar os seus servicos (apesar de a encomenda provavelmente ir parar nos seus armazens (da FEDEX)) e dirigir-me eu proprio ou alguem por mim a alfandega? E se eu declinar a intermediacao desse agente, sera que serei avisado pelaalfandega ou por eles da chegada do material?
    Muito obrigado

  55. Nuno Pinto

    Boa noite recebi uma solicitação dos CTT afim de proceder ao desalfandegamento de uma encomenda vinda dos EUA. Após envio dos documentos por e-mail, recebi confirmação no dia 21 de julho, até à presente data não recebi nenhuma entrega. É normal todo este tempo de espera? Existe alguma forma de conhecer o estado do envio em processo de desalfandegamento?

  56. José Silva

    Olá
    Agradeço se alguém tem informação, se há tempo limite para terem as encomendas retidas na alfandega?
    Eu já tenho um telemóvel retido desde o dia 10 junho, enviei tudo o que foi pedido e como esta descrito nos comentários dos amigos, e pedi informação sobre o processo e é sempre dito que esta em análise é sempre a resposta que dão.
    Será que tenho mais alguma coisa que posso fazer?
    Obrigado

      1. José Silva

        Obrigado amigo,
        E os europeus dizem qua a africa são países do terceiro mundo mas vivi cinco anos na Etiópia desalfandegava numa semana qualquer artigo.
        Portugal é bom só para férias
        com esta resposta que me derao hoje

        Responder|
        Hoje, 09:47
        Você
        Exmo. Senhor
        José Silva
        Informamos que o assunto reportado (0000) foi encaminhado internamente, com vista a uma averiguação rigorosa e cuidada da questão colocada. Assim que tenhamos uma resposta conclusiva, informá-lo-emos.

        Com os nossos melhores cumprimentos,

  57. Aurora

    Boa noite!!
    Fiz uma compra na China!!
    Está neste momento em Lisboa a aguardar procedimentos legislativos
    Isso quer dizer que vai parar na alfândega??
    O problema maior é que não tenho o comprovativo no site, uma vez que a página desapareceu e não consiconsigo fazer login!!
    Só mesmo indo a conta e tirar o extrato!!
    A encomenda ficou 63, ainda.tirei que pagar alguma.coisa
    Obg

  58. Rui

    Olá fiz uma encomenda que ficou presa na alfândega enviei os prints do aliexpress como tem descrito e enviaram me um mail a dizer que os prints não são válidos para efeitos aduaneiros nem o print do mbway… como faço para resolver? Obrigado

  59. Mariana Pacheco

    Olá,fiz u! Encomenda e ele ficou presa na alfândega. O valor foi de 115€ e veio da china. A taxa de desalfandegamento será superior a 115€

  60. Mariana Pacheco

    Olá! Encomendei um produto e ele ficou preso na alfandega. O preço foi de 115€ e veio da China,terei de pagar para desalfandegar um valor superior ao 115€ ou o valor da taxa será menor?

  61. Isabel Vieira

    Boa noite,
    Encomendei um telemóvel pelo site TOMTOP mas por distracção, efectuei toda a transação sem o registo no site. A minha encomenda encontra-se retida para procedimentos declarativos. Ainda não me foram pedidos nenhuns documentos mas pelas informações que aqui pude ler, pedir-me-ao, entre outros, factura. No site da TOMTOP, só aparece informação relativa ao produto, n de pedido, valor e estado da encomenda e não refere o modo de pagamento nem apresenta as despesas de envio. A minha questão é: Vou ter problemas para comprovar a compra? Posso ficar sem a minha encomenda?
    Obrigada.
    Isabel Vieira

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Não terá problemas.

      Deve fazer um Print da referida ordem e indicar que não pagou quaisquer despesas com envio.

      Faça também um Print relativo à transacção, em que conste o total pago. Print do PayPal, do extracto do cartão de crédito, ou outro método que tenha sido usado para pagamento.

      Cumprimentos,
      http://www.mundoemalerta.com

  62. Zé Caçador

    Boa noite.
    Fiz uma encomenda na Gearbest que foi enviada primeiro para a Holanda e só depois para cá. Hoje recebi esta notificação do tracking a dizer que Aguarda procedimentos declarativos. Não era suposto não parar uma vez que vem da Holanda? Obrigado

  63. Andressa Moreira

    Ola!
    A minha encomenda esta presa na alfândega estao sempre a pedir me a documentação envio e voltam a pedir e agora disseram me que:
    – A documentação enviada está desfocada (Extrato bancário). Solicitamos o reenvio com melhor resolução.

    Informamos ainda que, conforme indicado anteriormente, apenas é possível o desalfandegamento no Porto, para objetos cujo Aviso de Desalfandegamento solicite o ponto 13 (DU – Documento Único), e não quando pedido pelo destinatário.
    Oque que faço em relação a DU?
    A mercadoria que ficou presa e de €19.50 mas no total paguei €107 através do MBWAY nao tenho um comprovativo so da mercadoria presa.
    Sera que vão considerar válido o extrato bancário no valor de €107?
    Obrigada

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Olá.
      Faça o seguinte:

      1. Abra o seu programa de email
      2. No campo PARA coloque internacional@ctt.pt
      3. No Assunto coloque os dados que vêm no Aviso de Desalfandegamento, assim:
      Nº local (nº que vem no aviso) Nº origem (nº que vem no aviso)

      4. Na mensagem escreva o seguinte:

      Nº local (nº que vem no aviso) Nº origem (nº que vem no aviso)

      Titular: (aqui escreva o seu nome competo)
      NIF: (aqui escreva o seu número de contribuinte)

      Mercadoria: (Descreva o que comprou, a quantidade e o valor pago pelos portes de envio)

      5. Agora vá no site onde fez a compra, se foi no aliexpress, é só tirar um print da Aba onde diz PEDIDO.
      Faça o download do programa FastStone Capture e instale, depois abra, e faça um print como mostra a imagem, salve e anexe ao email esse print, faça o mesmo na parte do Aliexpress onde diz FINANCEIRO.

      Ver imagem
      http://i.imgur.com/zX3WiDn.jpg

  64. Silvana Curado

    Boa tarde,

    Obrigada pelos esclarecimentos.

    Já agora, quanto tempo, pela sua experiência, costuma demorar a mercadoria a ser entregue, a partir do momento em que respondemos por email ao aviso de desalfandegamento, anexando toda a informação solicitada?

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Terá de pagar o IVA de 23%, mais despesas de desalfandegamento que ronda os 10 euros e direitos aduaneiros.

      Os direitos aduaneiros não são iguais para todas as encomendas, uma vez que as taxas variam consoante o tipo de mercadoria e são fixadas anualmente por legislação comunitária.

      Para calcular os direitos aduaneiros a pagar, terá que saber qual é a Taxa dos direitos aplicável a países Terceiros (TPT). Esta taxa será aplicada ao “valor aduaneiro”, que compreende o preço pago quando comprou o artigo e que já engloba os custos de transporte até ao local de desalfandegamento e, se for o caso, seguro.

      Paga direitos aduaneiros sempre que a sua encomenda tenha um valor superior a 45 euros, total da encomenda mais portes.

  65. Thirsiane

    Olá, tudo bem ? Fiquei com uma encomenda desde do dia 22 de junho até o dia de hoje 4 de julho. Ainda não recebi nenhuma carta em casa, mas de certeza que breve chegara. Gostaria de saber se minha encomenda (batons) vou ter que pagar alguma coisa por causa do iva ? Só mais uma dúvida, no site dos ctt está uma observação para minha encomenda, está dizendo: que tenho que informar tudo que esta no pacote e a contidade é normal eles pedire isso ? No total eu pedir 13 batons pequenos 😍 acha eles vão cobrar alguma coisa ? Obrigada e espero ser respondida.

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Se o valor total com portes exceder os 22 euros vai pagar o IVA de 23% e taxas de desalfandegamento, entre 8 e 10 euros. Não paga direitos aduaneiros, caso a encomenda e portes sejam inferiores a 45 euros.

      Também é normal quererem saber a quantidade, deve tirar um print na página onde comprou o produto em que esteja claro:
      – Nº de unidades compradas
      – Descrição da mercadoria
      – Portes a pagar
      – Total da encomenda

      Cumprimentos.

  66. Ana Ferreira

    Boa tarde
    Tenho uma encomenda com o valor de 25.04 presa na alfândega. Qual é o valor que tenho a pagar para a libertar?
    Obrigada

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Terá de pagar o IVA de 23%, mais despesas de desalfandegamento que ronda os 10 euros e direitos aduaneiros se o valor da encomenda e portes for superior a 45 euros.

      Os direitos aduaneiros não são iguais para todas as encomendas, uma vez que as taxas variam consoante o tipo de mercadoria e são fixadas anualmente por legislação comunitária.

      Para calcular os direitos aduaneiros a pagar, terá que saber qual é a Taxa dos direitos aplicável a países Terceiros (TPT). Esta taxa será aplicada ao “valor aduaneiro”, que compreende o preço pago quando comprou o artigo e que já engloba os custos de transporte até ao local de desalfandegamento e, se for o caso, seguro.

  67. Filipe Gonçalves Carvalho

    Uma pergunta:
    No ebay licitei bastantes coisas, a maioria da China. O valor é, em todas, inferior a €22, com transporte incluído, conforme print do artigo no ebay.
    a) Se me apresentar na alfandega para levantar 3 encomendas vindas de fornecedores diferentes ( valor individual inf. a 22€) estou isento de Iva ou como são 3 encomendas., já terei de pagar?
    b) Se me apresentar para levantar 3 encomendas (nas mesmas condições com valor inferior a 22€) mas forem as 3 do mesmo fornecer, aí já terei de pagar porque considera-se encomenda repartida?
    Agradeço informação

  68. pedro miguel

    olá boa tarde,
    a mim aconteceu-me o mesmo esta semana.

    mas para evitar custos, eu não posso ir levantar a encomenda directamente à alfândega? algo do género ?

        1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

          Olá.
          Quando receber a carta registada da Alfandega, diga que pretende o levantamento no porto nos termos…
          Depois dirija-se ao porto de Lisboa para fazer o desalfandegamento da encomenda.

          Cumprimentos.

          1. Francisco Coutinho

            Isso Só para empresas, segundo me explicou a Directora da Alfandega do Freixieiro.

            Os Particulares continuam a ter de fazer o desalfandegamento em Lisboa….pelos CTT (que não têm competencia Jurídica para tal) e sujeitarem-se à estúpida demora e lentidão mental dos seus funcionários.

            Basta que procurem o Portal da Queixa para que entendam do Absurdo do que se passa por ali. São MILHARES de queixas.

    1. Mundoemalert@ Autor da Postagem

      Olá.
      Pelo que consta na lei aduaneira, encomendas abaixo de 22 euros, incluído os portes de envio, são libertadas pela Alfândega sem qualquer custo para o comprador.

      1. Nuno Pereira

        Boas comprei uns cards de futebol no ebay a um vendedor da China o total com portes ficaram em 19,74€ porque razão ao consultar a encomenda tenho na mesma a informação de “Aguarda procedimentos declarativos ”

        Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ Entrar no Site! ]